Nossa
História
Em 2011, criei o Fórum Gerbilândia com a missão de reunir, aprender e compartilhar informações e histórias sobre os gerbils. Inicialmente, o fórum começou como um catálogo de informações básicas, mas rapidamente se expandiu, atraindo membros de todo o país e se transformando em uma comunidade ativa e engajada.
Em 2012, os membros do fórum migraram para um grupo no Facebook, que cresceu rapidamente. Em seguida, também criei a Ratolândia, dedicada aos twisters (Rattus norvegicus), ao qual dedicada a mesma dedicação e paixão.
Toda a comunidade se reunia para dar suporte e sanar dúvidas uns dos outros. Os membros eram muito unidos, e a diversão ficava por conta dos concursos de fotografia realizados dentro dos grupos, como os concursos de Páscoa, Halloween e Natal.
Também realizamos dois concursos internacionais, o Supremo Gerbil e o Rato Rei, que tinham como objetivo apenas o entretenimento. Os jurados avaliavam a saúde aparente, beleza e personalidade dos animais através de fotos, sem levar em conta padrões específicos. Os vencedores recebiam vouchers de desconto em lojas parceiras e um lindo certificado digital.
Em 2013 houve também algumas edições de encontros presenciais da Ratolândia, intitulados Mercadolândia. O intuito era promover o hobby, expor e vender produtos artesanais feitos pelos membros, e conhecer uns aos outros pessoalmente. O evento acontecia no parque Ibirapuera, em São Paulo, e era um momento divertido, que reforçava os laços entre os membros da comunidade. Por ser um evento em espaço aberto, não era seguro levar gerbils, por isso temos apenas fotos de ratos, mas o evento era aberto a todos, inclusive a quem não tivesse nenhum pet.
Para organizar melhor todo o conteúdo criado sobre gerbils e ratos, criei em 2013 o Portal Roedores, um site colaborativo com os membros mais experientes, com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre diversas espécies de roedores.
Embora desafios pessoais tenham interrompido temporariamente a produção de conteúdo e me afastado dos grupos, e o grupo Gerbilândia original tenha enfrentado problemas no Facebook, estou de volta e continuo comprometida em recomeçar e expandir nossa comunidade de Gerbileiros. Hoje, a Gerbilândia convida todos a se juntarem nesta jornada de conhecimento e paixão pelos gerbils!
Você pode ver mais fotos dos eventos nos álbuns do grupo Ratolândia no Facebook.